quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sobre o Reiki e seus Níveis

Caros Amigos,

Para ajudar a todos a entender um pouco mais sobre o Reiki e sobre o seu ensino, vou escrever esta breve mensagem, tentando ser o mais claro o possível.

Reiki significa energia universal vital, sendo uma método de cura e felicidade redescoberto faz algumas décadas por Mikao Usui, no Japão. Este método utiliza da sintonização do indivíduo à energia cósmica, pura e abundante, de forma que possa ser ele um canal de transformação para si próprio e para os outros.

Não possuindo contra-indicações, tem sido utilizado no tratamento de doenças do corpo, da mente e da alma, existindo diversos projetos e diversos reikianos por aí espalhando seu conhecimento, no caminho do bem. Em Brasília, recentemente (neste ano), foi criada dentro da Secretaria de Saúde uma Coordenação para a utilização do Reiki, gerando imensa felicidade para todos os reikianos. O apoio do Governo a uma prática terapêutica holística não é necessário ao nosso trabalho, entretanto é extremamente bem-vindo, trazendo, àqueles que buscam o Reiki, uma maior sensação de confiança na técnica.

O Reiki funciona através da imposição das mãos, não sendo necessário para seu funcionamento o toque ou mesmo que o paciente esteja sem roupas ou mesmo que necessite remover itens pessoais. Em verdade, o Reiki não exige, para ser feito, um local especial ou posição, podendo ser utilizado em qualquer lugar.

Pode ser feito por pessoas de todas as idades, condições de saúde, em plantas e animais e inclusive pode ser feito a distância, uma vez aprendidas as técnicas devidas.

Sem mais delongas (senão isto virará um livro sobre reiki), falemos sobre os níveis). Existem diversas formas de se ensinar o Reiki, a forma por nós utilizada é decorrente de uma linha de mestres que uniu técnicas Usui e Tibetanas, funcionando em 3 níveis, sendo este último dividido em 3A e 3B. Em cada um destes nível existe uma conjugação de ensinamentos sobre o que significa o nível, as técnicas que ele traz, seus alcances e uma sintonização que é necessária e deve ser feita por mestre devidamente habilitado para tal.

Nível I

Inicialmente todos os alunos são apresentados à história do Reiki, sua chegada ao Ocidente e compreensão de suas vantagens e características. São apresentadas as posições utilizadas para o Reiki, como aplicá-lo e como trabalhar o reiki com os chacras.

Nível II

Após algum tempo de prática, quando o aluno se sentir pronto para se aprofundar, ele estudará no nível II os símbolos do reiki. São símbolos utilizados como ferramentas essenciais, permitindo a intensificação da energia, diminuição do tempo necessário para se fazer um atendimento de reiki, prática de reiki a distância, condicionamento mental através do reiki. Neste nível também se aprende a se criar um caderno e uma caixa de reiki, pelos quais o reikiano poderá destinar energia para seus amigos, familiares e a todos que assim necessitarem.

Nível III-A

O nível III foi dividido em dois, pois no nível III-A ele ensina técnicas avançadas de reiki para utilização terapêutica, porém, sem preparar o reikiano para ser ele próprio um mestre-professor, ficando este aprendizado para nível III-B.

Então, no nível III-A o reikiano aprende o símbolo mestre, necessário para potencializar a cura, fazer reiki para multidões, aprende a utilizar o reiki com mandalas de cristais e fica capacitado a executar a cirurgia energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário